top of page

Como fortalecer sua imunidade e favorecer a longevidade com a Nutrição e Ayurveda



Ayurveda é o sistema de saúde tradicional praticado continuamente há mais de 2.500 anos na Índia. Em sânscrito, veda significa conhecimento ou ciência e āyus, poder vital, vigor, vida longa (longevidade).


A saúde é percebida como um estado dinâmico de bem-estar, harmonia e plenitude interna, em sintonia com os ritmos da natureza. Isso vai muito além da integridade do corpo físico. Nesse sistema holístico, a saúde é o meio pelo qual construímos a felicidade. Para tal, é preciso amadurecer e evoluir, e, para isso, é necessário tempo.


Muito além de acrescentar anos à vida, longevidade significa viver bem, com saúde e vitalidade, dedicando energia e aproveitando cada momento da vida humana preciosa. A expectativa de vida do brasileiro é de cerca de 77 anos. Portanto, se você tem 40 anos agora, ainda terá, ao menos, mais 37 pela frente. Será que o seu corpo está preparado para essa longa jornada com disposição para aproveitar? Você tem pensado no seu plano de futuro? Está investindo na sua poupança de longevidade? E você se contenta com 77 anos ou gostaria de ir mais longe? Para que ir mais longe? Qual o propósito da longevidade?


Os textos clássicos do Ayurveda afirmam que, através da ingestão de alimentos saudáveis e dos cuidados com a digestão, uma pessoa disciplinada, que possui autocontrole, medita diariamente, pratica a caridade e é abençoada por mestres virtuosos, pode viver 36.000 noites (cerca de 98 anos) livre de doenças.


E o que mais? Quais os fatores do estilo de vida impactam na longevidade?


Dentre os fatores que mais impactam a longevidade está a nutrição adequada. Estudos mostram que uma dieta balanceada, com quantidade e qualidade adequadas de macro e micronutrientes (sem excesso nem deficiência de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais), rica em fibras e compostos bioativos, predominantemente baseada em alimentos vegetais variados como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas (feijões e lentilhas), sementes, nozes e castanhas, especiarias, azeite de oliva, algas marinhas e hidratação adequada, incluindo chás naturais, consumo moderado de café e limitado de álcool, será “rejuvenescedora” e antioxidante para todos. Evidências também mostram que a restrição calórica favorece a longevidade. Não existe uma definição padrão do que é jejum, mas geralmente a restrição calórica se refere à redução de calorias (sem desnutrição) de 20 a 40% da ingestão ad libitum (sem restrições).


Em contraste, a dieta moderna ocidental é caracterizada pelo consumo excessivo de alimentos frequentemente com alta densidade energética, que fornecem uma grande quantidade de calorias por grama. Esses alimentos incluem produtos ricos em gorduras saturadas, açúcares refinados e carboidratos simples, como fast foods, alimentos ultraprocessados, doces, refrigerantes e snacks. Além disso, a dieta é rica em gorduras saturadas provenientes de fontes de proteína animal e álcool, assim como alimentos ultraprocessados e contaminados por agrotóxicos, favorecendo o envelhecimento precoce.


Além da alimentação, recomenda-se o manejo das emoções e do estresse, a prática regular de atividade física, a manutenção de um bom padrão de sono, a fé e o cultivo de boas relações e vínculos sociais.


Outro aspecto fundamental para a saúde é o Agni, a potência digestiva. Agni é a inteligência que converte alimento em nutrição e energia para construir, sustentar e reparar cada célula, órgão e tecido do nosso organismo. Sua função adequada é essencial para a formação de Ojas, que representa a essência vital do corpo e é considerada a base da imunidade e vitalidade. Originado da digestão adequada e da assimilação dos nutrientes, Ojas é a substância mais pura e refinada produzida pelo corpo, conferindo força, resistência e vigor. Alimentos que estimulam a produção de Ojas são valorizados por suas propriedades rejuvenescedoras e por promoverem uma saúde robusta.


A longevidade começa no prato! No Ayurveda, os alimentos que estimulam a formação de Ojas têm uma ação funcional, ou seja, são conhecidos por suas propriedades rejuvenescedoras, além das suas características nutricionais básicas, promovendo longevidade, saúde e vitalidade. Aqui estão alguns alimentos com essas características e seus principais componentes funcionais:


ERVAS

  • Ashwagandha (Withania somnifera): Erva adaptógena que reduz o estresse, melhora a resistência física e mental, e fortalece a imunidade.

  • Brahmi (Bacopa monnieri): Erva que melhora a função cognitiva, memória e reduz o estresse.

  • Chyawanprash: Geleia herbal que combina várias ervas, incluindo amalaki, o ashwaganda e o cardamomo, e promove a saúde geral, vitalidade e longevidade.

  • Cúrcuma (Cúrcuma longa): antiinflamatória, antioxidante, fortalece a digestão, ação antimicrobiana, ajuda a modular a resposta imunológica.

  • Tulsi (Ocimum sanctum, manjericão sagrado): melhora a resposta imunológica, combate o estresse e promove o equilíbrio dos doṣas.


FRUTAS

  • Amla (Phyllanthus emblica): fruta nativa indiana, rica em vitamina C, flavonoides, polifenóis e taninos. Para se ter uma ideia da potência dessa fruta, o seu teor ORAC (medida de capacidade antioxidante) em 100 gramas do fruto é em torno de  200.000 e 1.100.000 µmol TE/100g (dependendo da forma, como fresca, seca ou em pó), enquanto o açaí, uma fruta brasileira extremamente antioxidante é de aproximadamente 100.000 a 150.000 µmol TE/100g (para o açaí em pó liofilizado). Ou seja, a amla pode ter 100 vezes mais antioxidantes do que o açaí, que é considerado uma super fruta.

  • Coco (polpa, água e óleo): contém ácido láurico, caprílico, polifenóis, ácido cafeico, ácido ferúlico, taninos, fitoesteróis, vit E.

  • Figos: ricos em flavonoides como a quercetina e a luteolina, ácidos fenólicos incluindo o ácido gálico e o ácido clorogênico, beta-caroteno e a luteína, antocianinas, taninos e fitoesteróis, além de fibras.

  • Romã : antioxidante, antiinflamatória, antimicrobiana, estimula a produção de anticorpos e oferece prebióticos para a microbiota. Contém ácido elágico, punicalaginas, antocianinas e flavonoides.

  • Tâmaras: contém flavonóides, ácidos fenólicos, carotenóides, taninos, antocianinas, fitoesteróis, e fibras.

  • Uvas passas: contém resveratrol, quercetina, catequinas, ácidos fenólicos, antocianinas.


  • Amêndoas: ricas em fibras, vit E, flavonóides, ácidos fenólicos, fitoesteróis, antocianinas.  

  • Gergelim: fornece lignanas, fitosteróis, fitoestrogênios, ácidos fenólicos, a vitamina E, fibras, além de minerais como cálcio, magnésio, ferro e zinco, que são essenciais para a saúde geral.


  • Feijão Mung:  tridoṣa, fácil para a digestão, contém fibras prebióticas, quercetinas, fitoesterois, polifenois, ácidos fenólicos,  fitoalexinas.


Como deixar a sua imunidade potente, favorecendo a longevidade?

- Adote uma dieta individualizada, predominantemente vegetal, integral

e natural (WFPBD).

- Se hidrate bem com água filtrada e chás naturais.

- Ingira bons teores de fibras dietéticas.

- Utilize diariamente ervas e especiarias para temperar os alimentos.

- Consuma pré e probióticos.

- Reduza ou se abstenha de álcool.

- Não consuma café em excesso.

- Reduza o consumo de gorduras saturadas (de origem animal, óleo de

palma e coco) e aumente as mono e poli insaturadas (de origem vegetal).

- Pratique a moderação calórica com períodos programados de jejum.

- Estabeleça um ritmo alimentar adequado.

- Pratique exercícios físicos com regularidade.

- Exponha-se ao sol, mantenha contato com a natureza.

- Durma bem.

- Medite e faça práticas relaxantes e de conexão mente e corpo.

 

Esse foi o tema da Live com as Nutris e Escritoras:

Marise Berg – autora do livro Ayurveda e Nutrição Plant Based



Se tiver dúvidas ou depoimentos para enriquecer a conversa, deixe um comentário no blog. Compartilhe este artigo com alguém que possa se beneficiar desse tema 🙏🏻. Assim, você também me incentiva a produzir novos artigos.

213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page