Marise Berg Nutricionista

Escutadeira, jardineira, cozinheira e educadora.

O mercado chama isso de Nutricionista.

Sou uma nutricionista vegetariana que trabalha para mudar o mundo por meio da educação  nutricional.

Entendo que os alimentos são a matéria-prima para construir, sustentar e renovar todas as células que compõem o nosso corpo – esse espetacular veículo de expressão dos nossos sonhos e talentos. Além disso, cada escolha alimentar individual carrega uma pegada ecológica a ser considerada e impacta diretamente na saúde global e na vida dos nossos bilhões de companheiros de jornada – sejam eles do reino animal ou vegetal.

O título de nutricionista me confere o papel de decifrar a relação dos nutrientes com a saúde (estado de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doenças) e, em seguida, traduzir toda a teoria em deliciosas preparações. Sou, portanto e com o maior orgulho, cozinheira e educadora, decodificando e compartilhando conhecimentos, com o objetivo de inspirar as pessoas a se alimentarem de forma prazerosa, saudável e pacífica, com um olhar atento à preservação dos recursos naturais do planeta.

Por inspiração indiana, encontrei na cozinha um lugar confortável no mundo. Descobri, com a barriga no fogão e os pés na horta, um universo gastronômico ímpar, cheio de surpresas, aromas, cores, texturas e sabores. Com o Ayurveda aprendi muito sobre especiarias, sobre como combinar os alimentos e sobre individualizar a dieta.

A cozinha é meu templo sagrado, espaço de conexão com a intuição, a criatividade, a feminilidade e a doação. Entendo que há mais mistérios entre o céu da boca e a terra do que supõem nossas papilas. Os alimentos e a forma como nos alimentamos estão intimamente relacionados à nossa vitalidade. A potência digestiva determina como vamos digerir, processar os alimentos e também as percepções, os pensamentos e as emoções. Somos feitos daquilo que comemos. Ao nos nutrimos, construímos o corpo que é suporte para a expressão da alma e dos nossos genes e talentos inatos. Os aspectos mais sutis e delicados do ser se manifestam nas emoções, no olhar, nas palavras e ações. Toda essa rede de matéria e energias - subjetiva, dinâmica e complexa -, está profundamente conectada à forma e ao conteúdo do pão nosso de cada dia.

A forma pela qual nos sustentamos pode ser uma expressão do nosso ser mais profundo ou pode ser uma fonte de sofrimento para nós e para os outros. O trabalho de cada pessoa afeta todas as outras e pode alimentar a compreensão e a compaixão.

O trabalho não é só uma escolha pessoal, mas representa nosso carma coletivo. Por isso, vivo de forma a encorajar as pessoas a desconfiar de que há um jeito diferente de saborear a vida. Trata-se do meu Dharma, uma ética muito mais ampla do que somente o meio pelo qual obtenho renda.

 

É um grande privilégio ser nutricionista e uma honra contar com a confiança dos que aceitam o convite para esse banquete.

Que vocês possam se beneficiar da minha visão do mundo. Que os mestres nos abençoem nessa jornada.

Dedico os frutos desse trabalho ao Buda, meus pacientes e alunos.

Ishvara Pranidhana!

Minha formação

  • Graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo

  • Pós-graduação em Alimentos funcionais e nutrigenômica pela Universidade Estácio de Sá

  • Especialização em Ayurveda pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya, com extensão em Rasayana (rejuvenescimento) e Nutrição Ayurvedica pela Kerala Ayurvedic Chikitsalayam e International Academy of Ayurveda - Pune; e Vishwanath Panchakarma Centre – Rishikesh, Índia.

  • Especialização em avaliação metabólica com Eric Slywitch.

  • Especialização em modulação intestinal com Murilo Pereira.

  • Recebi a iniciação budista dos Cinco Treinamentos da Consciência pelo Monge Thich Nhat Hanh, em 2009.

  • Sou autora do livro “O céu da boca – guia de nutrição para o corpo e a consciência”.

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
  • SoundCloud Marise Berg
  • InsightTimer Marise Berg

Marise Berg Nutricionista

Página administrada por Co-labore - Produção de Conteúdo