top of page

Como remover agrotóxico de vegetais não orgânicos

Vegetais convencionais (não orgânicos) podem estar contaminados com resíduos de agrotóxicos. Estes podem ser de dois tipos: de contato, que se fixam apenas na casca dos vegetais, ou sistêmicos, que penetram na polpa.

Os de contato serão removidos, em grande parte, lavando bem e, se possível, passando uma escovinha de cerdas macias nos vegetais de casca dura: cenoura, chuchu, frutas.



Para os delicados, como as folhas, podem ficar de molho em solução salina (20 g de sal por litro) por 10 minutos, seguida de molho em solução com ácido acético (25 ml de vinagre por litro de água) por mais 10 minutos.


Esse processo remove cerca de 30% dos contaminantes de contato (não remove os sistêmicos).


Deixar o alimento de molho em uma solução de 1 litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio por 30 minutos, também ajuda a eliminar parte dos resíduos de agrotóxicos.


Os sistêmicos não podem ser removidos da polpa, nem mesmo com receitas milagrosas de tintura de iodo, carvão e argila que circulam na internet.


Importante frisar que reduzir o consumo de vegetais por medo de contaminação não é uma boa estratégia nutricional. Todos os alimentos produzidos em larga escala por sistemas não orgânicos oferecem risco de contaminação por xenobióticos, inclusive grãos, carnes, leite e derivados que são consumidos direta ou indiretamente na preparação de alimentos industrializados.


A melhor saída é consumir vegetais orgânicos ou fazer a correta higienização.





75 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page